Atividade 2.5
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto
na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à
pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e
aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de
forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma
informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um
processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem
considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e
explícita.
A relação entre Educação e mídias digitais se faz a partir da
popularização da internet, mediante o uso intenso da linguagem HTML, que
possibilitou a montagem de rede hipertextuais, com links. Com o uso de
Hipertexto, conexões disponibilizam material de referência, independente
do tema de interesse, com construção de base de dados cujo acesso
associativo forma uma verdadeira rede de conceitos e exemplos.
Durante a navegação não senti dificuldades de entrar e sair dos links. Pode-se
observar que, quando procura-se algo que queremos é mais fácil
encontrá-lo nos sites que conhecemos, pois, a procura se torna mais
objetiva e rápida.
Na navegação em hipertextos podemos descobrir outras novidades, mas
também podemos correr o risco de passar o dia inteiro sem obter nenhum
resultado se navegarmos “à deriva”.
Hipertexto
é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se
outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou
sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks,
ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos
destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm
a função de interconectar os diversos conjuntos de informação,
oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam
o texto principal.
O hipertexto permite novas formas de design
e produção de estruturas informacionais. Ele permite ao leitor uma
leitura, uma navegação dinâmica pela informação disponível. Como as
tecnologias informacionais se sobrepõem umas às outras, muitos dos
recursos de paginação tradicional como parágrafos, margens, títulos,
subtítulos, são apropriados pelos hipertextos, na organização da
informação. No entanto, mesmo partindo ou utilizando desses elementos, o
hipertexto ultrapassa os limites da página impressa como um agente
físico delimitador da informação e do livro como uma unidade física,
única, completa.
Hipertexto como uma ferramenta
de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem
acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar
uma informação abre outras janelas ampliando o conhecimento.
Comentários
Postar um comentário