Projeto "As Estações do Ano" Atividade 3.3-Proinfo
ESTAÇÕES DO ANO
IDENTIFICAÇÃO
Escola: Projeto Educarte
Professoras: Elisângela Marquez Covre, Francineide B. da Silva Blanck, Shirley B. G. Fardin e Regiany Bragatti.
Público Alvo: Educação Infantil
Duração: Uma semana
JUSTIFICATIVA
É
importante que as crianças conheçam as estações e assim possam definir o
tipo de vestuário e alimentação adequada para cada momento.
Com
este projeto pretendemos atingir o universo sensível da criança,
através de uma linguagem simbólica com o uso de tecnologias expandindo
seus horizontes, enriquecendo-a com novas experiências e despertando
nela uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que o
cerca.
OBJETIVO GERAL
Enfatizar as mudanças que ocorrem no meio ambiente, conforme as estações (o que vestimos e o que comemos e a rotina).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar às estações do ano;
Identificar o tipo de vestuário e alimentação adequada a cada estação;
Desenvolver a criatividade, o raciocínio e a atenção;
Mostrar
as crianças como fazer um bom uso do computador, inclusive o uso com a
internet, mostrando-a que o mesmo não serve apenas para jogar;
Desenvolver a imaginação e a criatividade através da elaboração de desenhos sobre as quatro estações.
METODOLOGIA
Iniciar
a aula com a turma organizada em uma roda de conversa, promovendo um
diálogo sobre quais as estações do ano, o que conhecem e o que já sabem
sobre cada uma. Aproveitar este momento para registrar em um cartaz as
hipóteses dos alunos quanto às estações do ano e suas características,
fixando o cartaz no mural da sala de aula explicando que trabalharão
esse tema de diferentes formas incluindo ao cardápio da merenda escolar
diferente pratos das estações.
Colocar
para tocar a música "Quatro estações" de Sandy e Junior, pedindo aos
alunos para ouvirem com atenção e também a música das estações do Patati
e Patata. Após ouvir a música, dar uma cópia da letra aos alunos
auxiliando-os a pintarem com um lápis de cor o nome de cada estação,
realizando esta atividade de forma coletiva.
A
partir do tema estudado, levar as crianças ao laboratório para
pesquisarem imagens na internet das diferentes estações. Nesse momento a
professora deve incentivar os alunos a digitarem as letras que formam
cada palavra das estações no Google para que despertem neles o interesse
de realizarem pesquisas.
Dividir
a sala em quatro grupos (primavera, verão, outono e inverno) e sortear
uma estação do ano para cada grupo para desenharem as características
das estações de forma criativa usando o tux paint do Linux Educacional a
estação ao qual foi sorteada e imprimir esses desenhos para exporem no
mural escolar.
Construir
com a turma o calendário das estações do ano, usando figuras, números e
letras para ser fixado no mural da sala de aula, para auxiliar na
construção do calendário é interessante que os alunos destaquem as
características de cada estação.
Com
o intuito de aprofundar nas características e nos cuidados que devemos
ter em cada estação do ano, no laboratório de informática e com auxilio
de data show mostrar aos alunos algumas imagens coloridas de cada
estação. É importante que os alunos percebam que em cada região as
estações do ano ocorrem de forma singular, apresentando características
singulares, em seguida com as imagens já salvas no tux paint dividi-los
em quatro grupos para pintarem as imagens das respectivas estações.
Organizar
para que os alunos tragam roupas de casa de acordo com cada estação do
ano. Dialogar com a turma sobre as preferências dos colegas e sobre o
que cada um gosta de usar de acordo com o clima. Os alunos poderão
registrar por meio de desenho, no caderno a roupa escolhida por eles e a
estação correspondente. Vocês poderão convidar outras turmas da escola
para observar os trabalhos dos alunos e suas roupas.
O
encerramento do projeto acontecerá com a exposição dos materiais
confeccionados pelas crianças, as pesquisas das imagens, os desenhos
pintados, apresentação de desfile com as crianças caracterizadas de
acordo com as estações do ano, poesia declamada das estações,
coreografia das músicas, e oficina onde as famílias tiveram a
oportunidade de cantar com as crianças as músicas das estações e
saborear diferentes cardápios de acordo com as mesmas.
RECURSO HUMANO
Foi com muita satisfação que recebemos família e comunidade para encerrar o projeto das estações do ano.
RECURSOS MATERIAIS
Laboratório de informática, data show, aparelho de DVD, papéis diversos, cola, tesoura, revistas e jornais, livros de história, folhas chamex, TNT, barbante, merenda escolar.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita no decorrer do projeto, permeando todo o processo
de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar
e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos
alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados
pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar
algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a
temática “estações do ano”. Analisar se os alunos conseguiram fazer a
interpretação oral da música trabalhada à medida que a professora foi
fazendo a leitura, se a partir da conversa sobre as estações do ano foi
possível achar alguns elementos desse tema na música, se houve coerência
nos desenhos representando cada estação, se as crianças compreenderam o
que é rima através da atividade.
CULMINÂNCIA
Será feita através da exposição dos trabalhos das crianças e apresentação de desfile, teatros e músicas para as famílias.
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS
http://www.nutrissoma.com/2009/10/seguindo-os-principios-de-uma.html
http://alimentacaointeligente.blogspot.com.br/2008/06/dicas-de-inverno.html
http://alimentacaointeligente.blogspot.com.br/2008/06/dicas-de-inverno.html
ANEXOS
Atividades desenvolvidas.
ANEXOS
PRIMEIRO DIA
Conversa informal com os alunos sobre as quatro estações.
Perguntar se as crianças sabem qual a ordem certa das estações durante o
ano. Após as tentativas, explicar que aqui no Brasil o ano inicia com o
verão, vindo depois o outono, na metade do ano entramos no inverno e
por último temos a primavera, dando sequência ao verão e iniciando assim
um novo ciclo. Dessa forma, em nosso país o ano começa e termina na
estação do verão.
Música de Sandy e Junior com o clipe no data show para que os alunos fixem melhor as diferentes estações.Letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/sandy-junior/as-quatro-estacoes.html
Iniciar a coreografia da música.
Merenda escolar da estação VERÃO.
Distribuir a letra da música e auxiliá-los a pintarem o nome das estações.
Distribuir uma frase
para cada criança da poesia abaixo para que com o auxilio dos familiares
decorem para o dia da apresentação.
Pedir que os alunos tragam para as aulas desta semana roupas das diferentes estações.
SEGUNDO DIA
Levar as crianças ao laboratório para pesquisar imagens das estações, destacando as roupas e comidas.
Após virem as figuras e observarem a sua representação, solicite que
cada aluno faça um desenho no tux paint demonstrando o que compreendeu
de cada estação do ano. Para isso, possibilite um trabalho com os alunos
organizados em duplas para que cada um possa auxiliar o outro durante a
atividade. Depois, faça um painel no mural da sala de aula com
impressão dos trabalhos realizados.
Merenda escolar da estação OUTONO.
Ensaio da música de Sandy e Junior.
Verificar quem já iniciou o estudo da poesia a ser declamada.
Lembrá-los das roupas para o desfile.
TERCEIRO DIA
Música do Patati e Patata das estações para animar a aula.
As Quatro Estações Do Ano
As quatro estações do ano, agora você vai conhecer,
as quatro estações do ano, vale a pena aprender
Primeiro vai chegando a primavera,
eu vou colher as flores do jardim,
dar um bom dia para a amiga natureza e com certeza ela vai sorrir pra mim.
Logo depois vem chegando o verão,
e na praia nós vamos passear, tomar um banho de cachoeira e ver os peixes nadando lá no mar.
As quatro estações do ano, agora você vai conhecer,
as quatro estações do ano,vale a pena aprender.
Chegou o outono e as folhas vão caindo,
o vento forte vai soprando sem parar, anunciando que o outono está partindo e um novo tempo está
pra chegar.
No inverno eu vou me agasalhar, pois do frio eu tenho que fugir,
lembrar que a primavera logo vai voltar e as flores novamente vão se abrir.
As quatro estações do ano,agora você já conheceu.
Primavera, verão, outono e inverno. Valeu a pena aprender.
Mostrar aos alunos um calendário sobre as estações explicando um pouco mais sobre a data das estações do ano no ano de 2012 mais especificamente.
Merenda escolar da estação INVERNO.
Agora, inicie a construção do calendário com a turma. Nesse momento,
utilizaremos cartolinas e canetinhas. Veja o exemplo abaixo:
O calendário poderá ser fixado no painel da sala de aula para consulta da turma ao longo do ano.
Ensaio da música de Sandy e Junior.
Verificar mais uma vez quem já iniciou o estudo da poesia a ser declamada.
Lembrá-los das roupas para o desfile.
QUARTO DIA
Levar as
crianças ao laboratório de informática para pintarem as imagens das
estações no tux paint, dividir a turma em quatro grupos para cada um
pinte a imagem da estação recebida para fixar nos cartazes.
De acordo com as imagens mostradas pedir quem as pintem:
Merenda escolar da estação INVERNO.
Ensaio da música de Sandy e Junior.
Ensaio da poesia a ser declamada.
Lembrá-los das roupas para o desfile e ensaiar as crianças para o mesmo.
Imprimir as pinturas dos desenhos para a exposição.
QUINTO DIA
Expor os cartazes no mural da escola para que todos da comunidade escolar possam ter acesso, às informações obtidas pela turma.
Com os grupos já organizados realizar o desfile das estações com as roupas características de cada estação.
Apresentação das poesias trabalhadas.
Coreografia da música das estações escolhida pela turma.
Merenda escolar oferecida aos convidados das quatro estações.
Despedidas e agradecimentos dos familiares.
Conversa informal com as crianças das atividades realizadas e apresentadas.
Filme da Turma da Mônica das estações para finalizar o projeto.
Este projeto poderá ter continuidade pelas suas características, diversidades de diferentes formas durante todo o ano letivo.
Para que a turma perceba que ao longo do
ano, de acordo com a trajetória da Terra em torno do Sol, a própria
projeção de nossas sombras muda, sugerimos a experiência abaixo. Para
isso, explique para a turma que essa será uma atividade a ser realizada
no pátio escolar. Os alunos deverão fixar um cabo de vassoura em um
local em que o sol reflita sua luz. Depois, os alunos deverão observar,
sempre no mesmo horário, e anotar em uma folha com o auxilio da
professora o comprimento da sombra do cabo, esse processo deverá ser
realizado ao longo de um mês, pois mesmo encerrando o projeto, podemos
ir acompanhando durante todo o ano a chegada de cada estação.
Outras atividades que poderão auxiliar nos trabalhos das ESTAÇÕES:
Comentários
Postar um comentário