PROJETO.
PROINFO
FRANCINEIDE BEZERRA
SHIRLEY BASTOS FARDIN
ARTES NA INFORMATICA
ITARANA-2011
Plano de Aula
Objetivos Gerais
- Mostrar como a tecnologia pode contribuir na criação artística.
Objetivos específicos
- Selecionar imagens e sons,
- Interpretar e articular informações;
- Produzir, organizar estruturas visuais, textuais e sonoras;
- Aplicar a língua escrita de forma apropriada;
- Exercitar o poder de argumentação;
- Aprender a elaborar e a receber críticas;
- Proporção, perspectiva, ponto, linha, textura e leitura de imagem;
- Trabalhar na informática conteúdos o manuseio de ferramentas no programa Microsoft Word.
Desenvolvimento
Primeira etapa: apresentar
fotos antigas da cidade, relatar cada foto. "Procurar sensibilizar o
olhar das crianças, levando-as a observar as transformações na moda, na
arquitetura, nos transportes, nos costumes e nos eventos escolares
mostrados nas fotos pertencentes ao acervo do colégio". Imprimir e expor
as fotos em painéis nas paredes da sala de Artes.Cada
aluno será convidado a escolher uma delas e reproduzi-la numa folha de
papel usando apenas lápis preto. "O exercício leva à percepção da
perspectiva, das formas e dos contrastes das imagens em
preto-e-branco."No Laboratório de Informática, organizar uma sessão de
cinema — uma projeção com data show de um arquivo de vídeo
digitalizado — A historia de Itarana. "Selecionar esse filme para
mostrar a cultura do local”. Após a exibição, discutir as
características do que viram.
Segunda etapa: dividir
as crianças em dupla através de sorteio. As fotos vistas na primeira
etapa serão arquivadas nos computadores. Cada dupla devera escolher uma
como cenário da animação. Criar e avaliar as histórias, dialogar com
cada dupla como transformar o que foi escrito em teatro. As histórias
não poderão ser muito longas e precisa ter começo, meio e fim. Além
disso, a animação dos personagens e das situações descritas tinha que
combinar com a imagem escolhida como fundo.
Terceira parte: Antes
de passar à fase de produção no computador, distribuir à classe
planilhas com quadros em branco acompanhados de pautas de texto, para
que se produza um roteiro da animação. Neles os alunos farão croquis de
cada imagem a ser montada no computador, descrevendo ao lado o trecho da
narração a que se refere.
Quarta parte: apresentar
os programas PowerPoint e Microsoft Word. No PowerPoint os estudantes
deverão produzir slides da apresentação, digitar os textos de
continuidade e animaram as situações. No segundo, criaram os
personagens, reproduzindo-os nas diversas posições que cada história
solicitar. “Usar comandos típicos da computação, como abrir, importar e
salvar arquivos, selecionar figuras e utilizar teclas de atalho, como o
Alt-Tab, para navegar entre os programas”.
Quinta etapa: selecionar
sons e músicas para sonorizar os filmes. Humor, tensão, drama... A
importância da trilha sonora será amplamente absorvida pelo grupo, terão
que fazer escolha bastante adequada aos roteiros.
Conforme os grupos irão finalizando seus filmes, iniciarão um trabalho
de monitoria entre os próprios alunos. "Os que terminarem antes passará a
auxiliar os colegas que ainda têm etapas a cumprir". A interação do
grupo aumentara bastante nesse momento.
Sexta etapa: será
entregue fichas avaliativas para os alunos, pedir que cada dupla troque
de computadores com os vizinhos, para que realize a avaliação dos
trabalhos Nessas fichas haverá perguntas sobre a história criada, a
coerência das imagens utilizadas e de sons e animações. Em alguns casos,
os "críticos" convencerão seus colegas a fazer alguns ajustes no
produto final.
No final do semestre, organizar no auditório da escola a pré-estréia dos teatros. Cada dupla ficara responsável por operar o equipamento e exibir sua produção, enviar convites aos pais.
Avaliação
Avaliar
os alunos com relação a participação, produção textual, construção de
imagem, manipulação das ferramentas e organização. Também analisar a
evolução do trabalho em duplas. Observar as que tiverem
dificuldades no início e se conseguirão superá-las; as que têm
dificuldades com a informática e que passarão a dominar as ferramentas; e
aquelas em que terão um membro mais dominador que o outro, mas que
acabar a por compreender a dinâmica do trabalho em grupo. Ao final de
cada aula, fazer auto-avaliações, abordando aspectos positivos e
negativos das próprias atuações.
Projeto desenvolvido por : Francineide e Shirley Fardin
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