PROJETO.

 

PROINFO 







FRANCINEIDE BEZERRA
SHIRLEY BASTOS FARDIN




ARTES NA INFORMATICA


 

 

 


ITARANA-2011

 


Plano de Aula


Objetivos Gerais
  • Mostrar como a tecnologia pode contribuir na criação artística.
 Objetivos específicos
  • Selecionar imagens e sons,
  • Interpretar e articular informações;
  • Produzir, organizar estruturas visuais, textuais e sonoras;
  • Aplicar a língua escrita de forma apropriada;
  • Exercitar o poder de argumentação;
  • Aprender a elaborar e a receber críticas;
  •  Proporção, perspectiva, ponto, linha, textura e leitura de imagem;
  • Trabalhar na informática conteúdos o manuseio de ferramentas no programa  Microsoft Word.
Desenvolvimento
                Primeira etapa: apresentar fotos antigas da cidade, relatar cada foto.   "Procurar sensibilizar o olhar das crianças, levando-as a observar as transformações na moda, na arquitetura, nos transportes, nos costumes e nos eventos escolares mostrados nas fotos pertencentes ao acervo do colégio". Imprimir e expor as fotos em painéis nas paredes da sala de Artes.Cada aluno será convidado a escolher uma delas e reproduzi-la numa folha de papel usando apenas lápis preto. "O exercício leva à percepção da perspectiva, das formas e dos contrastes das imagens em preto-e-branco."No Laboratório de Informática, organizar uma sessão de cinema — uma projeção com data show de um arquivo de vídeo digitalizado — A historia de Itarana. "Selecionar esse filme para mostrar a cultura do local”. Após a exibição, discutir as características do que viram.

           Segunda etapa:  dividir as crianças em dupla através de sorteio. As fotos vistas na primeira etapa serão arquivadas nos computadores. Cada dupla devera escolher uma como cenário da animação.  Criar e avaliar as histórias, dialogar com cada dupla como transformar o que foi escrito em teatro. As histórias não poderão ser muito longas e precisa ter começo, meio e fim. Além disso, a animação dos personagens e das situações descritas tinha que combinar com a imagem escolhida como fundo.

        Terceira parte:  Antes de passar à fase de produção no computador, distribuir à classe planilhas com quadros em branco acompanhados de pautas de texto, para que se produza um roteiro da animação. Neles os alunos farão croquis de cada imagem a ser montada no computador, descrevendo ao lado o trecho da narração a que se refere.

        Quarta parte: apresentar os programas PowerPoint e Microsoft Word. No PowerPoint os estudantes deverão produzir slides da apresentação, digitar os textos de continuidade e animaram as situações. No segundo, criaram os personagens, reproduzindo-os nas diversas posições que cada história solicitar. “Usar comandos típicos da computação, como abrir, importar e salvar arquivos, selecionar figuras e utilizar teclas de atalho, como o Alt-Tab, para navegar entre os programas”.

         Quinta etapa: selecionar sons e músicas para sonorizar os filmes. Humor, tensão, drama... A importância da trilha sonora será amplamente absorvida pelo grupo, terão que fazer escolha bastante adequada aos roteiros. 
          Conforme os grupos irão finalizando seus filmes, iniciarão um trabalho de monitoria entre os próprios alunos. "Os que terminarem antes passará a auxiliar os colegas que ainda têm etapas a cumprir". A interação do grupo aumentara bastante nesse momento.

        Sexta etapa: será entregue fichas avaliativas para os alunos, pedir que cada dupla troque de computadores com os vizinhos, para que realize a  avaliação dos trabalhos Nessas fichas haverá perguntas sobre a história criada, a coerência das imagens utilizadas e de sons e animações. Em alguns casos, os "críticos" convencerão seus colegas a fazer alguns ajustes no produto final.
        No final do semestre, organizar no auditório da escola a pré-estréia dos teatros. Cada dupla ficara responsável por operar o equipamento e exibir sua produção, enviar convites aos pais.

Avaliação 
      Avaliar os alunos com relação a participação, produção textual, construção de imagem, manipulação das ferramentas e organização. Também analisar a evolução do trabalho em duplas. Observar as que tiverem dificuldades no início e se conseguirão superá-las; as que têm dificuldades com a informática e que passarão a dominar as ferramentas; e aquelas em que terão um membro mais dominador que o outro, mas que acabar a por compreender a dinâmica do trabalho em grupo. Ao final de cada aula, fazer auto-avaliações, abordando aspectos positivos e negativos das próprias atuações.

Projeto desenvolvido por : Francineide e Shirley Fardin

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